Pesquisa

Políticas públicas para a melhoria do Ensino Médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados (CNPq) 
 
Trata-se de uma pesquisa em desenvolvimento, cujo objeto é a circulação em âmbito internacional de políticas de educação para a juventude, em especial aquelas que se relacionam com o PISA.

 

A proposta foi estruturada por meio de uma cooperação entre diferentes grupos de pesquisa no Brasil, Portugal e França. Está centrada na análise da implementação de um repertório de tecnologias e políticas, sobre as quais as organizações internacionais jogam um papel importante em sua difusão no plano internacional, e as quais têm tido repercussão direta sobre os sistemas educacionais.

 

A metodologia compreende a realização de pesquisa em perspectiva comparada, considerando desde a produção de dados primários sobre a realidade estudada, tecnologia voltada à disseminação dos resultados e à formação de professores, até a criação e promoção de espaços de diálogos com os setores implicados na agenda educacional, além da formação de pesquisadores.

 

A pesquisa está estruturada em três metas, desdobradas em variadas ações, que deverão possibilitar atingir os resultados em três grandes linhas temáticas: Ensino Médio (Currículo e Avaliação); Formação Docente (inicial e continuada) e Políticas educativas e Profissão docente (carreira, salário, condições de trabalho). Sendo essas metas: i) socialização científica, tradução e transferência de resultados de pesquisas; ii) mediação e divulgação e iii) formação e intercâmbios de pesquisadores em rede de formação e intercâmbio sobre trabalho docente e políticas de escolarização de jovens no Brasil, Portugal e França

E-mailcontato@docencianaeducacao.com.br

Telefone: (31)34096372

Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-901

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

Siga a gente: