Artigos

* Políticas Educativas e Mudanças na Profissão Docente

Este número temático tem como propósito apresentar um conjunto de estudos com extensa base empírica que refletem sobre os efeitos na reestruturação da profissão docente das mudanças que se operam nas políticas educativas contemporâneas. Mais precisamente, a partir de geografias latino-americanas, dá-se a conhecer como se têm operado processos de reconfiguração da profissão docente no contexto dos processos de regulação transnacional da educação. Nesse sentido, o número convida a refletir sobre mudanças no trabalho e profissão docente, designadamente na formação e trajetórias socioprofissionais, nos perfis dos professores e nas modalidades de ingresso, avaliação e progressão na carreira, às quais não são alheias as políticas inspiradas nas ideias da Nova Gestão Pública, a cuja circulação transnacional se associa a intervenção reguladora de múltiplas organizações internacionais, através de processos de agenda e rule-setting e de rule-following. Saiba mais aqui: https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/issue/view/1019?fbclid=IwAR32PNGylPw-hWOV6ifooqZpf8x7_OejOYcnr0C3MPJWP8k8oYJRIT0H3oM

cover_issue_1019_en_US.png

* Dossiê: A Nova Gestão Pública no contexto escolar: internacionalização de uma agenda para a educação do século XXI

A proposta deste dossiê surgiu no âmbito de uma parceria que tem sido desenvolvida nos últimos anos entre pesquisadores latino-americanos e europeus e que tem como objeto o estudo dos efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que determinam, cada vez mais, a agenda internacional da educação.

Sobremaneira, discorre sobre o que há de comum e diferente entre as experiências nacionais, mas sobressaltando uma circulação que transcende essas fronteiras e que demonstra que estamos face à implementação de um repertório de tecnologias e políticas, incorporados em grande medida pela NGP, e sobre os quais as organizações internacionais jogam um papel importante em sua difusão no plano internacional, com uma repercussão direta sobre os sistemas educacionais. Importante destacar que a assimilação e interpretação desse repertório apresentam variações de acordo com os contextos de cada país, exigindo o conhecimento mais cuidadoso de cada realidade nacional em diferentes dimensões.

Assim, a expectativa é que este dossiê possa contribuir para o amadurecimento deste debate no contexto brasileiro e em outras realidades nacionais, em especial, nos importantes espaços que nos oferece a Associação Nacional de Política e Administração da Educação, a ANPAE, que cumpre historicamente papel de destaque no debate político-acadêmico sobre a agenda da educação. As informações são da Revista Brasileira de Política e Administração da
Educação. Saiba mais aqui: http://bit.ly/2TghZ8l

 

cover_issue_3399_pt_BR.png

* Dossiê Políticas de Educação e Reestruturação da Profissão Docente

 

O Dossiê Políticas de educação e reestruturação da profissão docente que publicamos na Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, parte de ação da pesquisa financiada pelo Edital 004/2015 – Cooperação Internacional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), e busca socializar, em perspectiva comparada, a transformação da ação pública no campo educacional e seus efeitos sobre a configuração do trabalho e da profissão docente no Brasil, Argentina, Chile,França, Portugal e Espanha. O intuito é explorar as dinâmicas internas relacionadas com novos modos de compromisso e concepções de trabalho, assim como analisar os modelos de reforma e profissões que circulam internacionalmente e compreender como eles vêm sendo reproblematizados e traduzidos nos distintos contextos nacionais.

0001.jpg

E-mailcontato@docencianaeducacao.com.br

Telefone: (31)34096372

Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-901

  • Facebook ícone social
  • YouTube

Siga a gente: