• Gestrado

Dossiê debate os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente


A proposta deste dossiê surgiu no âmbito de uma parceria que tem sido desenvolvida nos últimos anos entre pesquisadores latino-americanos e europeus e que tem como objeto o estudo dos efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que determinam, cada vez mais, a agenda internacional da educação.


Sobremaneira, discorre sobre o que há de comum e diferente entre as experiências nacionais, mas sobressaltando uma circulação que transcende essas fronteiras e que demonstra que estamos face à implementação de um repertório de tecnologias e políticas, incorporados em grande medida pela NGP, e sobre os quais as organizações internacionais jogam um papel importante em sua difusão no plano internacional, com uma repercussão direta sobre os sistemas educacionais. Importante destacar que a assimilação e interpretação desse repertório apresentam variações de acordo com os contextos de cada país, exigindo o conhecimento mais cuidadoso de cada realidade nacional em diferentes dimensões.


Assim, a expectativa é que este dossiê possa contribuir para o amadurecimento deste debate no contexto brasileiro e em outras realidades nacionais, em especial, nos importantes espaços que nos oferece a Associação Nacional de Política e Administração da Educação, a ANPAE, que cumpre historicamente papel de destaque no debate político-acadêmico sobre a agenda da educação. As informações são do Editorial do v. 33, n. 3 (2017) da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Saiba mais aqui: http://bit.ly/2TghZ8l


#gestrado #belohorizonte #reestruturacaodaprofissaodocente #politicaseducativas #dossie

6 visualizações

E-mailcontato@docencianaeducacao.com.br

Telefone: (31)34096372

Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-901

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

Siga a gente: