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Cooperação mapeia resultados de pesquisa para formulação de políticas para Ensino Médio

Atualizado: 19 de jul. de 2023



A pesquisa, coordenada pelo Gestrado/UFMG, teve como intuito analisar os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que determinam a agenda internacional da educação. Na ocasião, foi realizada uma análise das transformações recentes no Ensino Médio no Brasil, a partir de um estudo comparativo que permitiu identificar as influências internacionais sobre as políticas de ampliação da sua oferta, de orientação das suas finalidades e dos resultados nas principais avaliações, com o intuito de subsidiar medidas que visem a sua melhoria.


Importante dizer também que o seminário é resultado da cooperação internacional das pesquisas entre Brasil, França e Portugal. Durante as pesquisas, recorreu-se a uma estratégia metodológica de intercâmbio e cooperação em nível nacional e internacional para disseminar o conhecimento científico e para transferi-lo para os profissionais (diretores, formadores, professores) por meio de um triplo processo: produção, mediação e tradução. Essa proposta buscou mapear resultados de pesquisa em âmbito internacional em áreas relevantes para a formulação de políticas para o Ensino Médio: abandono escolar, habilidades básicas, desenvolvimento profissional, avaliação, o uso de tecnologias digitais.


Além da UFMG (Faculdade de Educação, Departamento de Ciência da Computação, Escola de Ciência da Informação e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas), integram a pesquisa a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade de Lisboa, a Universidade de Strasbourg e a Universidade de Barcelona.



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