Livros

A Politica Educacional em Contexto de Desigualdade

 

Esta obra é resultado de um trabalho coletivo de pesquisadores que se dedicaram a sistematizar e analisar as políticas educacionais em desenvolvimento na região Nordeste.

O livro está estruturado em três partes. A primeira oferece ao leitor um quadro de reflexão mais amplo, discutindo como tendências sobre políticas educacionais circulam internacionalmente e suscitam processos de transferência, recepção e adaptação em diferentes contextos. A segunda é composta por estudos que fornecem um panorama atualizado da Educação Básica nos nove estados do Nordeste e permite identificar as principais orientações político-pedagógicas relativas à organização do ensino e ao desenvolvimento da educação nas redes públicas daquela região. A terceira parte inclui contribuições analíticas sobre as políticas educacionais em curso no Nordeste, possibilitando pensar as articulações entre o global e o local.

O livro é resultado parcial da pesquisa Políticas Públicas para melhoria do Ensino Médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados, financiada pelo CNPq (Edital 22/2016), que tem como seu projeto piloto a pesquisa A Educação Básica pública nos estados do Nordeste, Brasil: condições de oferta e perspectivas para expansão com qualidade, realizada em uma parceria entre o Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais e a Fundação Joaquim Nabuco.

Para mais informações, clique aqui!

imagem-20-10-19-21-43-34.jpg

Políticas educacionais e a reestruturação da profissão do Educador: Perspectivas globais e comparativas Autor

 

Este livro é resultado de um trabalho em rede que tem como objetivo produzir estudos comparados que buscam compreender a circulação de políticas educacionais em âmbito internacional. Parte da premissa de que a implementação de um repertório de tecnologias e políticas, sobre as quais as organizações internacionais jogam um papel importante em sua difusão no plano internacional, tem tido repercussão direta sobre os sistemas educacionais em diferentes países do mundo. A assimilação e interpretação desse repertório apresenta variações de acordo com os contextos de cada país,exigindo o conhecimento mais cuidadoso de cada realidade nacional em diferentes dimensões. Assim, este livro reúne estudos baseados em diferentes realidades nacionais em distintas partes do mundo com o propósito de fornecer um conjunto de contribuições que nos ajudam a entender esse amplo movimento de circulação de políticas internacionais que impactam sobre a profissão docente na atualidade,promovendo sua reestruturação.

Para mais informações, clique aqui!

41Zb-MMQHWL.jpg

* 8-9 October 2018. International Symposium. University of Strasbourg, France.

The research unit CNRS SAGE (Society, Actors and Government in Europe), University of Strasbourg, France, and the Chinese-French Centre for Innovation in Education (Beijing Normal University) organise on October 8th-9th, in partnership with the Federal University of Minas Gerais (GESTRADO), Brazil, the European Network of Sociologists in Education (EERA : European Educational Research Association), and the thematic network « Globalization and the restructuring of professions in education» WERA: World Educational Research Association) an international symposium on the following topic: Governing by numbers at international scale. New relationships between the State and Professions in Education? see details here.
 

We are also pleased to inform your about the publication of a new book: Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession (Springer)

E-mailcontato@docencianaeducacao.com.br

Telefone: (31)34096372

Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-901

  • Facebook ícone social
  • YouTube

Siga a gente: