Escola Doutoral

Circulação Internacional de Políticas Educativas: Transferência, seleção e adaptação de conhecimentos e instrumentos de Políticas Públicas

Estrasburgo, 2020

De 23 a 25 de julho de 2020, a Casa de Ciências Sociais, Universidade de Estrasburgo, França, acolhe a Escola Internacional de Verão A CIRCULAÇÃO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCATIVAS: TRANSFERÊNCIA, SELEÇÃO E ADAPTAÇÃO DE CONHECIMENTOS E INSTRUMENTOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS. O evento, organizado pela unidade de pesquisa SAGE (Sociedade, Atores e Governo na Europa, Universidade de Estrasburgo), pelo Instituto de Educação (Universidade de Lisboa, Portugal) e pelo GESTRADO (Grupo de Pesquisa de sobre Política Educacional e Trabalho Docente; Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil). faz parte das atividades do projeto internacional de pesquisa "Políticas Públicas em Educação: Circulação internacional, tradução, convergência e transferência" e da rede "Políticas educativas e reestruturação das profissões em educação" (World Education Research Association). O projeto conta com apoio no CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa, do Brasil, FUNDAJ (Fundação Joaquim Nabuco), do IICE (Instituto de Investigaciones em Ciencias de la Educación da Universidade de Buenos Aires) e da rede 28 Sociologia da Educação da European Educational Research Association. Esta Escola de Verão dá continuidade ao trabalho desenvolvido numa primeira edição da escola,  que se realizou em agosto de 2018 na Universidade do Estado da Bahia e numa segunda edição no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa em Novembro de 2019.

Mais informações: https://www.cfcpe-edu.org/chamada-para-propostas/

Escola Doutoral Políticas Públicas e Trabalho Docente

Lisboa, 2019

A Escola Doutoral Políticas Públicas e Trabalho Docente tem como propósito promover a formação estudantes de pós-graduação interessados no estudo de políticas educativas e suas interfaces com as questões relativas ao trabalho e à profissão docente.

A Escola foi especialmente pensada para estudantes de pós-graduação do IE-ULisboa envolvidos em estudos de políticas educativas no âmbito da linha de investigação “Forças de mudança em educação” da UIDEF, assim como doutorandos e jovens doutores envolvidos na pesquisa internacional ‘Políticas Públicas para a melhoria do Ensino Médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados’.

Esta pesquisa envolve uma rede de cooperação entre pesquisadores que se têm dedicado ao estudo sobre os efeitos das políticas educativas sua circulação e transferência em âmbito internacional e seus efeitos sobre a reestruturação da profissão docente, incluindo uma equipa do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e equipas de diversas universidades de América Latina (Universidade do Estado da Bahia; Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade Federal de Pelotas; Fundação Joaquim Nabuco; Universidade Federal Rural de Pernambuco; Universidade de Buenos Aires; Pontificia Universidade Católica de Valparaíso) e da Europa (Universidade de Strasbourg e Universidade de Málaga).

As atividades desta iniciativa de cooperação científica e intercâmbio académico visam contribuir para: a construção de quadros concetuais sobre a circulação das políticas educativas e a reestruturação da profissão docente; o aprofundamento de questões teórico-metodológicas de análise das políticas educativas e das mudanças que se operam no trabalho e profissão docente, designadamente na formação e trajetórias socioprofissionais, perfis, modalidades de ingresso, avaliação e progressão na carreira.

Mais informações: http://www.ie.ulisboa.pt/events/escola-doutoral-politicas-publicas-e-trabalho-docente

Políticas Públicas e Trabalho Docente tematiza programação da Escola Doutoral (PPGEduC)

Salvador, 2018

O Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB) está realizando, até o dia 31 de agosto de 2018, a Escola Doutoral Políticas Públicas e Trabalho Docente: Conjunturas, Processos e Resistência, no Campus I da UNEB, em Salvador.

Entre os objetivos da Escola Doutoral está o fomento a formação de pós-graduandos e professores nos estudos de Política Educacional, por meio da articulação de diferentes programas de pós-graduação em Educação, com ênfase nas discussões e sistematização de pesquisas sobre trabalho docente.

A rede de investigação acadêmico-científica propiciada no contexto das parcerias entre as instituições e grupos de pesquisas cooperantes irão se desdobrar em atividades diversas, incluindo realização de aula inaugural, conferências, mesas de debate, seminário de formação, seminário de teses e dissertações e oficina de formação cultural e diversidade.

E-mailcontato@docencianaeducacao.com.br

Telefone: (31)34096372

Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-901

  • Facebook ícone social
  • YouTube

Siga a gente: