top of page

Dicionário

O Grupo de Estudos sobre Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (GESTRADO/UFMG), com o apoio da Secretaria de Educação Básica do MEC, apresenta o Dicionário “Trabalho, profissão e condição docente”, tem por objetivo reunir os termos utilizados nas pesquisas Política Educacional e Trabalho sobre essa temática, definindo seus significados e sentidos, buscando contribuir com as análises sobre as mudanças que ocorreram no trabalho docente na sociedade contemporânea. O presente Dicionário constitui-se em uma obra coletiva, contemplando grande diversidade de enfoques e perspectivas teóricas, agregando 380 autores de 17 distintos países, que desenvolveram os verbetes a partir de suas especialidades, colaborando assim para a produção do conhecimento sobre o trabalho em Educação. O Dicionário foi desenvolvido como um dos produtos da pesquisa “O trabalho docente na Educação Básica no Brasil”, realizada nos anos de 2009 e 2010, que analisou o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições realizam suas atividades nas escolas de Educação Básica no Brasil. Buscou conhecer as mudanças promovidas pelas recentes políticas públicas para a Educação Básica no Brasil no que se refere à organização e gestão escolar e suas consequências para a formação e a carreira docente, observando ainda suas consequências sobre a saúde e bem estar dos docentes. A finalidade do Dicionário foi identificar conceitos e termos utilizados nas pesquisas e estudos sobre o trabalho, a profissão e a condição docente, disseminando-os na comunidade acadêmica, bem como nos sistemas educacionais. Esta publicação reflete o crescimento dos estudos e pesquisas sobre trabalho docente, realizados em distintas instituições acadêmicas e sindicais, em diferentes países no mundo,em especial, na América Latina.

 

Belo Horizonte, outubro de 2010.


Dalila Andrade Oliveira
Adriana Cancella Duarte
Lívia Fraga Vieira

Clique aqui para acessar o dicionário

bottom of page