Apresentação
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Com o desafio de produzir estudos comparados em Educação, buscou-se projeto de cooperação que se estrutura em torno de pesquisas que buscam compreender a circulação de políticas educacionais em âmbito internacional. Assim, essa cooperação surgiu com o objetivo de reunir esforços e possibilitar um espaço de intercâmbio de produção e disseminação de conhecimento que esteja fundamentado no propósito de formação em pesquisa. Essa parceria, que se sustenta em um trabalho conjunto permanente é resultado de parcerias anteriores estabelecidas no âmbito da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente (www.redeestrado.org), criada em 1999 e da International Research Networks (IRN/WERA) Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession Facing the Challenges of Globalization, criada em 2015. No Brasil foram dois os projetos aprovados em agências de fomento, ambos em desenvolvimento, que dão sustentabilidade a essa cooperação em rede. O primeiro, intitulado "As políticas de educação e a reestruturação da profissão docente confrontadas aos desafios da globalização", financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e o segundo, "Políticas públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados", financiado pelo Edital 22/2016 do CNPq. A presente apresentação estará focada sobre o segundo projeto em fase de desenvolvimento. A cooperação para tal projeto envolve no Brasil as seguintes instituições: UFMG, UNEB, UFPel e FUNDAJ e duas equipes estrangeiras: Universidade de Lisboa (Portugal) e Universidade de Estrasburgo (França).
A cooperação entre diferentes grupos de pesquisa no âmbito da cooperação ocorre através de uma plataforma de intercâmbio que compreende desde a realização de pesquisa em perspectiva comparada, a produção de tecnologia voltada à disseminação dos resultados e à formação de professores, até a criação e promoção de espaços de diálogos com os setores implicados na agenda educacional (profissionais, estudantes e pais, sindicatos, gestores, entre outros) e a formação de pesquisadores no âmbito da pós-graduação. O objeto central de pesquisa é a circulação em âmbito internacional das políticas de educação dirigidas à juventude, em especial aquelas que se relacionam com o PISA. Apesar das diferentes trajetórias na evolução dos seus sistemas de ensino, os países incluídos nesta cooperação enfrentam mudanças importantes na escola média, no que se refere à sua organização e gestão em uma relação direta com os processos de avaliação. No caso específico do Brasil, o recorte recaí sobre o Ensino Médio. A pesquisa tem como objetivo analisar as transformações recentes no Ensino Médio no Brasil, a partir de um estudo comparativo que permita identificar as influências internacionais sobre as políticas de ampliação da sua oferta, de orientação das suas finalidades e dos resultados nas principais avaliações.